18 maio 2018

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: SERÃO MUITO MAIS AS VOZES QUE AS NOZES

É consultando o menu de notícias colocadas à nossa disposição pelo Google Notícias, que se fica com a sensação que a Inteligência Artificial que no-las selecciona ainda tem muito trabalho pela frente até merecer esse epíteto de «inteligência». É que nada no meu histórico de navegação mostrará fundamento para que eu me possa interessar por quem vá acompanhar Meghan Markle ao altar. Nem pelas delicadezas momentâneas da vida de Jessica Athayde, que essa nem sei de quem se trata, imaginem só a empatia que eu possa sentir pela sua cadela... Em contrapartida, e por causa desse mesmo histórico de navegação, eu teria gostado de ter sabido da morte do historiador Richard Pipes, ontem noticiado, embora não na imprensa portuguesa. Mas este último aspecto já tem mais a ver com causas naturais... Três dias antes e para aferência, em quase todos os grandes jornais cá do sítio se escreveu um longo artigo a propósito da morte do jornalista e escritor Tom Wolfe (1), (2), (3), (4). Sobre Richard Pipes, ninguém saberá de quem se trata, vai ser preciso esperar por uma publicação estrangeira que lhe escreva o obituário (como o NYTimes): é tão previsível e formatada a ignorância dos jornais portugueses...

Sem comentários:

Enviar um comentário